A busca pela beleza e pelo padrão estético imposto é que milhares de mulheres no mundo, sobretudo, famosas, recorreram a chamada bichectomia. Embora o nome seja meio estranho o sentido é simples – trata-se de uma cirurgia que consiste em retirar a chamada bola de Bichat das bochechas e tornar a face com aspecto mais fino.

A bola de Bichat são gorduras que dão o aspecto arredondado à face e, deste modo, muitas famosas imaginam que ficam mais gordas. A atriz Angelina Jolie é um exemplo clássico de famosas que realizaram a cirurgia – bichectomia. Somente há dois anos é que esta cirurgia popularizou-se mais no Brasil. Uma especialista em ortodontia – Drª Aline Diaz explicou a um portal especializado que: “A redução da gordura da bochecha pode ter um aspecto funcional para aqueles casos em que ela existe em excesso, aumentando muito seu volume e levando a um trauma dental recorrente na região durante a alimentação, por exemplo”.

A mesma especialista explicou que existem casos em que a bichectomia não se adapta ao desejo de afilar a face, sobretudo, naquelas que possuem a chamada hipertrofia de masseter. A pessoa interessada em fazer a bichectomia deverá, primordialmente, fazer avaliação com o profissional para saber se será eficaz ou não a retirada da bola de Bichat.

Uma recomendação fundamental feita por profissionais entendidos é quanto ao profissional que deverá realizar a respectiva cirurgia. Haja vista, que o cirurgião estético precisa ter especialização em cirurgias maxilofacial. Esta cirurgia deve durar até no máximo 1 hora e consiste em um pequeno corte de aproximadamente 1 centímetro na parte interna da boca por onde é feita a retirada da respectiva gordura.

A recuperação é simples e dura em torno de cinco a oito dias, sendo necessário, posteriormente, a retirada dos pontos. Recomenda-se repouso e alimentação mais leve que evite atrito com o local da cirurgia. Pesquise cuidadosamente as clínicas cirúrgicas confiáveis de sua região e, evite as que não possuem histórico comprovado da respectiva cirurgia.

Os valores de uma cirurgia quanto a essa varia de uma clínica para outra e, na maioria dos casos é acessível as pessoas. O profissional de saúde alerta que toda busca pela estética perfeita não pode ser maior que a garantia de uma saúde perfeita!