Brasil | Governo cria comitê para recuperar Museu Nacional no RJ

0
4807

Dois dias após o incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro, ministros e instituições financeiras se reuniram no Palácio do Planalto para discutir medidas de recuperação do local.

Após a reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o presidente da República, Michel Temer, criou um Comitê Gestor para este processo de recuperação do museu. Segundo ele, este comitê terá, em princípio, a composição do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, do Ministério de Relações Exteriores e da Casa Civil.

Eliseu Padilha disse ainda que todos os bancos públicos vão participar deste comitê, sem contar que a sociedade civil e o setor privado também serão acionados para levar adiante este processo de recuperação.

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, disse que instituições internacionais, como a Unesco, vão colaborar para recuperar o museu. Segundo ele, neste comitê que foi criado, haverá uma gestão compartilhada e a principal preocupação agora é colocar, emergencialmente, uma estrutura que garanta a segurança do prédio.

Outra informação importante que o ministro da Educação deu é que o presidente Michel Temer irá assinar uma medida provisória para criação da Lei dos Fundos Patrimoniais, com recursos para manutenção e preservação do patrimônio histórico e cultural do país. Porém, ainda não há prazo para publicação da medida, afinal, ela ainda vai ser redigida.

Já o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, disse que sugeriu na reunião – e o presidente Michel Temer acatou – o lançamento de um novo edital no valor de R$ 25 milhões para projetos de segurança e prevenção contra incêndio e para modernização das instalações do patrimônio histórico cultural nacional. O edital vai ser lançado até o final deste mês.

 

Reportagem | Cintia Moreira

Da Redação | Rafa Nunes