O município de Caetité recebe nesta sexta-feira, 30, o concerto Música de Câmara no Interior, com as apresentações do grupo Toque Brasileiro, do NEOJIBA, e de alunos do Conservatório de Música Anísio Teixeira. O evento é gratuito e acontece a partir das 20h, na Casa Anísio Teixeira.

 

Esta é a quarta das dez edições do Música de Câmara no Interior. A ação integra a programação do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho no município. Além das apresentações, cerca de 50 alunos do Conservatório de Música Anísio Teixeira devem participar, durante os dois dias, de oficinas de técnica instrumental ministradas por multiplicadores do programa NEOJIBA. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do programa.

 

O Conservatório de Música oferece aulas gratuitas de violão, flauta doce e transversal e coral para crianças, jovens e adultos de Caetité. Mara Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira, destaca a parceria com o NEOJIBA, iniciada em 2015. “Contar com esse apoio do NEOJIBA, com a metodologia utilizada no projeto e as oficinas de música, nos ajuda a ampliar e aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho”.

 

O projeto Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Caetité, conta com a parceria da Fundação Anísio Teixeira.

 

Grupo Toque Brasileiro

Formado em 2015 por Bernardo Manso (bandolim), Indira Dourado (clarineta), Paulo Victor (cavaquinho), Antônio Carlos (Violão), José Carlos Reis (Violão 7 cordas) e Fábio Santos (Percussão), o grupo mostra a riqueza da música popular instrumental brasileira. A combinação de músicos de influências e formações distintas resulta em uma criativa releitura de obras que variam desde os clássicos do choro e frevo até o samba jazz. Em 2016, o grupo participou do Septembre Musical – Montreux-Vevey (Suíça), um dos mais importantes festivais de música da Europa. Atualmente, apresenta-se nos principais espaços culturais de Salvador e interior da Bahia.

 

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.

 

A ação prevê também a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades da Bahia: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Cerca de 500 jovens músicos no interior baiano integram as Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais da Bahia.

 

Serviço

Música de Câmara no Interior, com o grupo Toque Brasileiro e alunos do Conservatório de Música Anísio Teixeira

Dia 30 de junho (sexta-feira), às 20h

Caetité

Cine Teatro Anísio Teixeira, na Casa Anísio Teixeira

Endereço: Praça da Catedral, nº 51, Centro

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.