Foto: Divulgação internet

Participar da fase final de uma Copa do Mundo é o foco de toda seleção de futebol. Além de ser de quatro em quatro anos, o número de concorrentes cada vez aumenta mais. Para a Copa de 2018, foram (213) seleções em busca de (31) vagas via eliminatórias e uma para o país-sede, no caso a Rússia. Entretanto, em todas as Copas sempre houve pelo menos um estreante.

Em 1930 na primeira copa do mundo todos os (13) participantes obviamente eram estreantes, quatro anos depois na Itália foram (4) estreantes, desse total apenas (6) estiveram na copa do mundo do Uruguai em 1930, na disputa seguinte ao mundial também mais (4) estreantes (dois dos quais nunca mais voltaram: Cuba e Indonésia.

Depois da Segunda guerra mundial na copa de 1950 no Brasil, pela primeira vez apenas uma estreante que foi a seleção da Inglaterra, de lá pra cá o maior número de estreias aconteceu na copa da Alemanha em 2006, onde (6) países apareceram pela 1ª vez: Ucrânia, Angola, Costa do Marfim, Gana, Togo e Trinidad y Tobago, em 2010 apenas a Eslováquia como estreante e em 2014 foi a vez da Bósnia Esegovina.

Para 2018, Islândia e Panamá conseguiram o privilégio de disputar a fase final de uma copa do mundo, oficialmente a copa tem duas fases, uma preliminar que são: as eliminatórias e outra a fase final, na prática chamamos de copa do mundo somente a fase final, mas na realidade a copa do mundo já começou desde 2015 com o primeiro jogo das eliminatórias.

 

 

Da Redação: Rafa Nunes

 

 

Reportagem: Eurico Tavares