Na Bahia é quase pleonasmo falar de peixe e moqueca, haja vista, que existem milhares de receitas que envolvem mariscos, peixes e demais frutos do mar com leite de coco, dendê e bastante tempo em caldos deliciosos, formando, deste modo, a famosa moqueca. Mas, desta vez nós fomos buscar uma receita bem distante da capital no interior do estado, mais precisamente às margens do Velho Chico.

Nossa receita de moqueca traz um ingrediente diferenciado: batata doce! É em uma calmaria no encontro das águas e dos amigos na divisa do estado de Minas Gerais com Bahia na cidade de Carinhanha que descobrimos o poder de uma deliciosa iguaria da região. A moqueca de curimatã com batata doce é o prato principal de quem visita as barras ou quiosques à margem do Rio São Francisco.

Receita

Batata doce – 300 gramas

Curimatã em postas – 1 kg

Coentro e cebola verde – (a gosto)

Cebola roxa picada – (a gosto)

Leite de coco – 600 ml

Pimenta de cheiro – (pitadas a gosto)

Azeite de Dendê – (a gosto)

Demais temperos: coloral, açafrão, pimenta do reino, cominho.

Sal – (a gosto)

Preparo

Coloque numa panela grande, preferencialmente de barro, a cebola roxa picada, açafrão, pimenta do reino, cominho e metade do leite de coco. Deixe em fogo baixo até começar fervura. Acrescente um copo americano de água e a bata doce. Deixe cozinhar até a batata doce ficar cozida, cerca de 10 minutos. Em seguida acrescente o restante dos ingrediente, incluindo o peixe e o leite de coco. Deixe mais 15 minutos até ficar completamente cozido.