Ao ver a antiga casa onde funciona a Academia Guanambiense de Letras com toda aquela áurea clássica que empolga os entusiastas da cultura logo imaginamos, que daquele local, se promove a arte de escrever! Todavia, é bem sabido de todos nós que a academia apenas reúne e reconhece o trabalho desenvolvidos pelos acadêmicos que desvendam os segredos de encantar com as palavras.

O que não conseguimos imaginar é que “literalmente” daquele prédio antigo na Praça do Colégio Getúlio Vargas nasceria uma educadora, escritora e grande entusiasta da cultura na terra do Beija-Flor. Como que um prenúncio de que seria a casa dos imortais guanambienses foi ali que nasceu nos proféticos tempos passados a escritora Lucília Domingues Donato.

Essa representante de nossa cultura lança neste sábado (06) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores a sua obra “Dona Quindinha”. O lançamento está previsto para ter início às 20h e é aberto ao público.

A escritora começou sua carreira como educadora no Ginásio e Escola São Lucas onde lecionou matemática e desenho e, sendo em seguida nomeada secretária da escola. Ainda foi a primeira diretora do Colégio João Durval Carneiro – atual CEEP. Também foi a primeira diretora da Unidade Escolar Municipal Casto Alves em Mutãs; primeira Secretária de Educação do Município de Guanambi; primeira secretária da Surede 30, Direc 30. Ocupou também os cargos de Assistente de Diretora do Grupo Escolar Gercino Coelho e vice-diretora do Grupo Escolar Getúlio Vargas. Mestra insigne, desempenhou com dedicação e amor suas atividades educacionais.

Apaixonada pelas artes plásticas, participou de algumas exposições, sendo premiada, em primeiro lugar, com a tela: “ O Aguadeiro”. Foi conferida Menção Honrosa à obra (óeo sobre tela) intitulada: “Criança Brincando”, de sua autoria.

Viúva do ex-prefeito Gileno Pereira Donato, tem duas filhas Diana e Emília e três netas Camila, Letícia e Fernanda. Suas obras publicadas são as seguintes:

Romances:

. Catarina, mais menina que moça;

. Amor Além-mar;

. Dona Quindinha;

. Pela Estrada da Vida – Homenagem a Gileno Pereira Donato;

Livros Infantis:

. Tito e a Flauta Encantada;

. Jeremias e o Burrinho;

. Brincando de Inventar História;