Uma pesquisa realizada entre os dias 10 e 11 de setembro apontam que o candidato estreante Ítalo Rodrigo (PSD) venceria as eleições municipais em Serra do Ramalho, oeste do estado. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Insight e aponta tanto na espontânea quanto no estimulado que Ítalo venceria às próximas eleições do dia 02 de outubro.

O município próximo a Bom Jesus da Lapa possui atualmente quatro candidatos, embora o atual gestor que busca a reeleição, Padre Deoclídes Magalhães (PT), tenha tido a candidatura indeferida, mas prossegue na campanha. Os demais candidatos são Carlos Ramalho (PMDB) e Cristina Godoy (DEM) esta última esposa do ex-prefeito Alberto Godoy.

A pesquisa espontânea é quando o entrevistador não fala o nome dos candidatos e o entrevistado (eleitor) menciona por si mesmo em quem vota, neste critério o candidato Ítalo Rodrigo aparece com 37% das intenções de voto. O segundo colocado na espontânea é o candidato Carlos Ramalho com 29%. A terceira colocação na espontânea é de Cristina Godoy com 12% e por último o atual gestor que, sequer, chegou a pontuar.

espontanea_1

Na pesquisa estimulada em que o entrevistador apresenta o nome dos candidatos Ítalo Rodrigo apresenta 41% seguido de Carlos Ramalho com 33% e Cristina Godoy com 13%. O atual gestor que busca reeleição Deoclides Magalhães aparece com apenas 1% nas intenções de voto.

estimulada_2

Já quem lidera o índice de rejeição é o atual gestor Padre Deoclides Magalhães com 61% das decisões de não ser votado. O percentual de rejeição do candidato Carlos Ramalho está empatado com o de Cristina Godoy 10%. Apenas 4% da população rejeitariam votar em ítalo Rodrigo neste cenário.

rejeicao3

O Instituto de Pesquisa chegou a ouvir 412 pessoas com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos. A respectiva pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA- 03649/2016