Nesta quarta-feira (25) o prefeito de Bom Jesus da Lapa no oeste do estado – Eures Ribeiro venceu as eleições da União dos Municípios da Bahia (UPB) com margem de 67 votos à frente e deverá assumir a presidência da entidade. A vitória de Eures Ribeiro representou para muitos uma vitória do governador Rui Costa (PT) sobre o líder ACM Neto (DEM) que fez campanha para Luciano Pinheiro (PDT) que era o concorrente pela cadeira da UPB.

O líder do governo na Assembleia Legislativa – Zé Neto (PT) em entrevista nesta manhã de quinta-feira (26) deus créditos da vitória de Eures ao governador e viu como positiva a força e influência de Rui junto às prefeituras do estado. O líder do governo na ALBA ainda afirmou:  “Encomendaram gritos de apoio a Neto na chegada do prefeito de Salvador à sede UPB, mas foi o governador Rui Costa quem mais uma vez mostrou sua força. Sem precisar imitar um ‘siri na lata’, Rui foi novamente vitorioso e sai dessa disputa ainda mais forte”.

Já para o candidato derrotado – Luciano Pinheiro – o apoio de Maria Quitéria, ex-presidente da UPB, e correligionária de Eures Ribeiro, influenciou diretamente na vitória do mesmo. A eleição que ocorreu durante esta quarta-feira (25) teve uma participação de 90% dos prefeitos sendo que apenas 41 municípios não compareceram. Ao todo são 386 municípios aptos a votarem e, deve ser o próprio gestor presente que vota não podendo haver procuradores. O prefeito de Bom Jesus da Lapa obteve 206 votos e o seu concorrente de Euclides da Cunha 139.