Fake News | Ministério da Saúde tem novo serviço para combater notícias falsas

0
11971

Aquelas notícias mentirosas, com títulos exagerados, mas que parecem ser informações verdadeiras são, na realidade, Fake News. E a todo momento nós recebemos esse tipo de conteúdo pelas redes sociais. O problema desse tipo de mentira, é que podem prejudicar a vida das pessoas, principalmente quando tratam de assuntos ligados à saúde, pois, às vezes, é difícil identificar se aquela informação é verdadeira ou não. Por isso, desde 2008, o Ministério da Saúde combate esse tipo de conteúdo, monitorando as redes sociais. E esse número só cresce. Para se ter uma ideia, agora em 2018, são analisados todos os dias mais de 7.000 menções sobre o universo da saúde. Isso gerou a necessidade de elaborar novas estratégias. Assim, um novo serviço está disponível para garantir informações confiáveis. Agora, o órgão tem uma conta no Whatsapp para conversar diretamente com a população, como explica o chefe da Assessoria de Imprensa e Informação do Ministério da Saúde, Renato Strauss.

“Diferente de um Twitter, de um Facebook, de um YouTube, o WhatsApp ele é impossível de você monitorar. A gente dependia de pessoas do nosso relacionamento, da nossa rede social que nos alertasse ‘olha, recebi isso, recebe aquilo’, e a gente fazer o fluxo inverso, pedir para ele circular informações que nós produzimos aqui. E a gente sentia falta de um contato direto com cidadão. Então, a partir de agora, a gente também tem mais esse canal para que as pessoas possam mandar para cá informações das mais diversas possíveis”.

Então sempre que você receber alguma notícia duvidosa pode fazer uma denúncia enviando mensagem para o número (61) 9 9289-4640. Mas é importante destacar que o canal não é um Serviço de Atendimento ao Consumidor ou tira dúvidas dos usuários. É um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Lembrando, o número é (61) 9 9289-4640.

 

Reportagem | Janary Damacena

Da Redação | Rafa Nunes