O projeto Parlamento Jovem Baiano é uma iniciativa conjunta da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e da Secretaria de Educação do Estado. Estudantes da rede pública de ensino que estão cursando o ensino médio e possuem idade entre 16 e 22 podem fazer suas inscrições até o dia 7 de outubro. O projeto visa desenvolver o conhecimento sócio-político dos jovens para que possam aproximar-se mais da política e da vida pública.

O deputado Eduardo Salles (PP) presidente da Comissão de Educação da AL – Ba afirma que as opiniões e críticas dos jovens são fundamentais no processo de construção de políticas públicas eficazes. Ao todo serão selecionados 27 alunos que serão empossados como deputados jovens entre os dias 15 e 18 de novembro. Eles realizarão atividades normais de deputado na Assembleia e participarão de sessão. Cada aluno terá um professor orientador que, também integram o processo através de uma formação específica na área de letramento político e formação cidadã.

Para se inscreverem os candidatos precisam acessar o site da AL – Ba e lerem o regulamento. Uma redação é proposta sob o tema: “Juventudes baianas tecendo políticas públicas” existe a necessidade de haver uma ligação com alguma das comissões da Assembleia.