No município de Iramaia, região da chapada Diamantina, uma candidata que teve apenas 1 voto a mais que o vereador mais votado do município e que ficou em terceiro lugar na disputa para prefeita acabou vencendo às eleições.

A professora Bete (PC do B) disputou as eleições com outros três candidatos sendo que o primeiro colocado foi Tunga (DEM) com 3.789 votos e o segundo colocado Dodinha (PSL) com 2.405 votos. A candidata Professoara Bete só teve 340 votos e o último colocado Mazinho de Ademar (PPS) 47 votos.

Porém, mesmo tendo apenas estes votos que elegeria apenas um vereador a professora acabou sendo eleita devido ao fato de a justiça invalidar os votos dos outros dois primeiros colocados. Nos critérios da ficha limpa tanto Dodinha quanto Tunga tiveram os votos zerados e as candidaturas impugnadas pela justiça.

Se tivesse feito mais votos que a professora Bete o candidato quarto colocado também estaria fora, posto que, a justiça também impugnou a candidatura do mesmo. A coligação “Um novo tempo, uma nova história” que é a coligação de professora Bete não conseguiu fazer nenhum vereador. Nós do Minuto Bahia tentamos falar com a professora, mas não obtivemos êxito.