O mundo parou nesta manhã de quarta-feira (09) para saber o resultado das eleições nos EUA e se assustou com o resultado da vitória do bilionário Donald Trump do Partido Republicano. O resultado oficial saiu por volta das 5h32 (horário de Brasília) e logo fez com que o candidato eleito realizasse um discurso moderado.

A vitória de Trump causa incertezas ao redor do mundo, inclusive, fazendo com que as bolsas asiáticas despencassem. Existe uma dúvida quanto as medidas que serão tomadas por Trump, sobretudo, olhando do ponto de vista do seu discurso protecionista.

No Brasil Michel Temer afirmou que gostou do primeiro discurso de Donald Trump pela moderação e afirmou que ainda hoje estará ligando para parabeniza-lo pela vitória. Outro que fez festa com a respectiva vitória do americano foi o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC – RJ) que chegou a afirmar que em 2018 ele será o próximo presidente do país. As pessoas fazem uma comparação devido ao discurso moralista e de extrema direita de Bolsonaro e Trump.