O município de Guanambi, sudoeste do estado, aparece com nota 10 na 3ª edição da Escala Brasil Transparente, ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos estados e municípios, divulgada pelo  Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), nesta quinta-feira (11). A divulgação dos resultados acontece a menos de uma semana da Lei Federal de Acesso à Informação (LAI) completar cinco anos de criação.

Anteriormente, o município já tinha sido avaliado no Ranking e obteve nota ruim. Outros municípios da região, também, obtiveram boa posição no ranking a exemplo de Matina que também recebeu a nota máxima 10 e Carinhanha com nota 9,16.

Foto|Reprodução

3ª Edição da Escala Brasil Transparente

Nesta terceira edição da pesquisa, a CGU utilizou a metodologia criada pela instituição para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, e assim refletir um cenário de transparência no Brasil. Foram avaliados 2.355 entes federativos, sendo 2.301 municípios, todas as 27 capitais, além dos 26 estados e o Distrito Federal.

Foto|Reprodução

Todos os avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). Esse dois critérios contemplaram 12 quesitos que primaram pela mensuração da efetividade da transparência passiva.