A falta de informação é o principal inimigo da saúde! Esta declaração foi dada pelo médico Roberto Santos Munhoz (59) que conversou com a equipe do Minuto Bahia sobre a temática Diabetes! A entrevista foi concedida na manhã desta quinta-feira (13) após uma palestra realizada pelo mesmo para pessoas de bairros carentes de Salvador.

MB

– Dr. O que é de fato a diabetes?

Dr. Roberto

– Olha trata-se de uma elevada quantidade de glicose no sangue! Mas aí surgem diversos fatores que fazem desta doença crônica um inimigo silencioso. Esta elevada quantidade de glicose surge devido à falta de um hormônio denominado de insulina responsável pelo controle da glicose.

MB

– Quais as complicações causadas pela doença?

Dr. Roberto

– Sua pergunta claramente consegue exprimir uma questão interessante que é a quantidade de mitos. Uma pessoa com diabetes pode ter uma vida normal, desde que siga tudo direitinho conforme as prescrições médicas. O diabetes pode trazer problemas aos rins, por exemplo, mas não significa que é uma regra em todos os casos. Se diagnosticado no começo fica mais fácil ter chances de evitar este tipo de complicação!

MB

– O senhor falou a respeito de diagnóstico precoce, tem como saber se tenho diabetes?

Dr. Roberto

– Você tocou no ponto máximo, pois, estas palestras que estamos ministrando gratuitamente, possui justamente este caráter! O número de pessoas que possuem diabetes no país e não sabem é muito grande, mas ocorre porque lhes falta conhecimento. Realmente a doença não apresenta sintomas no início, pois, somente em estágio avançado aparecem sintomas como boca seca, vontade de urinar constantemente, entre outras sintomas. O correto é o paciente estar sempre fazendo exames, os famosos checapes (risos).

MB

– Como surgiu essa ideia de palestrar nos bairros?

Dr. Roberto

Na verdade não foi uma ideia minha, sou evangélico e lá na igreja resolveram fazer um trabalho de evangelismo com trabalho social. Ai tem dentistas, cabeleireiras, cabeleireiros e médico, aliás, sou o único (risos).