Nesta última sexta-feira (27) foi lançado na Bahia o Programa Nacional de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (Reate) que objetiva através de empresas de pequeno e médio porte progredir na exploração de poços, deste modo, promoverá a abertura de emprego e desenvolvimento econômico no interior do estado.

Este projeto foi lançado pelo Ministério de Minas e Energia e possui um peso econômico que injeta motivação no cenário econômico. O ministro Fernando Coelho Filho afirmou que: “Estamos lançando esse programa para ouvir mais a indústria, para aumentar a participação, juntamente com a possibilidade de desmobilização de alguns ativos da Petrobras. Assim, as indústrias terão oportunidades não só nesses ativos, mas também em novas áreas. Vamos ter em maio um leilão terrestre e estamos buscando outras formas de dinamizar esse setor. E nada mais justo do que dar esse pontapé inicial aqui na Bahia, onde tudo começou”.

O evento de lançamento do projeto na Bahia ocorreu no auditório do Senai Cimatec – Piatã e foi uma das primeiras ações promovidas sob a gerência do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado ex-governador Jaques Wagner.