O tricolor paulista terminará 2016 amargando o quarto ano consecutivo sem vencer uma importante competição. Após ser derrota por 2 X 1 dentro do Morumbi pelo Juventude o São Paulo foi incapaz de dobrar o número de gols no Alfredo Jaconi na cidade de Caxias do Sul.

A eliminação nas oitavas de final não era a pretensão do time tricolor, mas o time não conseguiu fazer nada mais que 1 gol sobre o Juventude que tinha um saldo melhor. O time começou com certo domínio da partida, mas não conseguiu fazer o que realmente importaria naquele momento: gols. Na primeira oportunidade o Juventude chegou colocando pressão ao meter uma bola na trave do goleiro Denis.

No segundo tempo houve algumas mudanças já com a entrada de Gilberto no lugar do Wesley. Outra substituição, esta não estava prevista, foi de Kelvin que devido a dores do joelho foi substituído por Luíz Araújo. O São Paulo passou a pressionar e após o passe de Bruno a bola sobrou para Ricardo Gomes que de cabeça não desperdiçou.

O time do sul conseguiu segurar este resultado e acabou retirando do São Paulo a esperança de conquistar o único título que este ainda não tem: a Copa do Brasil.