Seguindo índice nacional PT se enfraquece na Bahia

0
2735

Nas eleições deste domingo (02) o maior derrotado, segundo analistas políticos, foi o Partido dos Trabalhadores. O cenário nacional demonstrou uma queda gigantesca, sobretudo, nas capitais, a exemplo de São Paulo onde há décadas um prefeito não ganha no primeiro turno e o tucano João Dória (PSDB) venceu Hadad (PT).

Na Bahia o cenário não foi menos pior e o PT, inclusive, não lançou candidato próprio na capital dando um apoio tímido a candidato Alice Portugal (PC do B). Todavia, a alta popularidade de ACM Neto (DEM) lhe proporcionou uma vitória no 1º Turno com 74% contra 14% da adversária! O baiano ficou em segundo lugar no ranking nacional de alta porcentagem.

O Partido dos Trabalhadores que já não tem um representante na capital, quarta maior metrópole em número de habitantes do país, também se enfraqueceu em mais cidades importantes no estado. Em Camaçari Elinaldo (DEM) venceu com 60% dos votos.

Fortalecendo ainda mais o Democratas José Ronaldo (DEM) venceu em Feira de Santana com 71%. Com uma estimativa já esperada Herzém Gusmão (PMDB) foi para o 2º turno com Zé Raminundo (PT) em Vitória da Conquista. O candidato de Temer em Conquista obteve 47% sobre o petista Zé Raimundo que conseguiu 31% forçando, deste modo, um segundo turno.