Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (07), os vereadores de Guanambi aprovaram o Projeto de Lei 04/2023 do Executivo Municipal, que garante o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias(ACE) em R$ 2.604,00 para jornada de 40 horas semanais. Esse valor está em conformidade com a Emenda Constitucional nº 120/2022 e será atualizado na mesma proporção do reajuste do salário mínimo, desde que a União repasse os recursos previstos no Art. 198, § 9° da Constituição Federal.
Os vereadores destacaram que essa medida valoriza os profissionais que estão na linha de frente da saúde, orientando a população sobre prevenção e qualidade de vida. Além disso, abordaram diversos assuntos, como a questão das longas filas e soluções para os problemas do atendimento do SUS em Guanambi, a falta de asfalto nas ruas, o atraso dos ônibus escolares na Zona Rural, o patrolamento das estradas vicinais, a Lei nº 14.443 que garante o direito das mulheres à laqueadura, o Março Lilás de conscientização e combate ao câncer de colo de útero e a reabertura do centro de cultura.
O Secretário de Saúde do Município, Dr. Luia, também esteve presente na sessão e apresentou sua trajetória, a situação do SUS em Guanambi e as medidas tomadas para solucionar o acúmulo de cirurgias e exames, além do progresso do projeto do hospital municipal.